Publicado em 1986,pela editora FTD,
Fruta no Ponto foi o primeiro livro a receber o Prêmio de
"O Melhor de Poesia"e em 1994 representou o Brasil na
Feira de Frankfurt , na Alemanha. Em seu
blog pessoal, Roseana escreveu um pouco sobre essa obra.
|
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
O livro possui uma estrutura vertical; os poemas estão dispostos nas páginas à direita e possui gravuras dispostas nas páginas à esquerda. Essas gravuras , feitas por
Sara Ávila, são figuras abstratas, não possuem uma forma concreta.O interessante é que essas imagens possuem a mesma estrutura dos poemas, por exemplo, se um poema possui duas estrofes, a imagem também. Veja abaixo:
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
Trazendo 25 poemas , compostos com uma linguagem simples através de metáforas com coisas do cotidiano, a autora consegue transpor todo o universo de sensações, sonhos , fantasias e experiências que cercam o amor na adolescência. O tema central do livro é o amor, não só o amor entre um casal, amor físico, mas várias outras formas de amar. Roseana mostra através desses poemas que o amor está presente em toda parte, desde a busca por um amor ainda oculto, como no verão, na folha seca, nos quinze anos, enfim, todas as formas de amor são captadas e transpostas nessa obra.
Os poemas são curtos mas profundos e com toda simplicidade e delicadeza empregada em seus versos, são capazes levar a reflexão, jovens e adultos.
Na abertura do livro, há um verso de um
poema de Drummond , relacionado diretamente ao tema central dessa obra: o amor.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
POEMAS
O livro é constituído pelos seguintes poemas:
*Invenções
*Amor não é só
*Amor Oculto
*Amor a primeira vista
*Água nascendo
*Gatos
*Verão
*Pérola
*Pequeno Luxos
*Folha seca
*Sonata
*Fome de amor
*Fruta no Ponto
*Quinze anos
*Rendeira
*Torta de Cebola para prender Namorado
*Banho-Maria
*Ciúme
*Amigo
*O primeiro beijo
*Tuas Mãos
*Harpa
*Recado
*Hora da Saudade
*Carta ao meu filho André
Os títulos estão diretamente ligados aos poemas não exigindo muito do leitor e tornando a compreensão facilitada não só para o público juvenil, mas para todos aqueles que estão sendo introduzidos no universo da poesia.
Vamos , então à obra. Abaixo podemos analisar alguns dos poemas presentes nesse livro.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
"Amor não é só"é o segundo poema do livro e traz a temática central da obra : o amor. Aqui, a autora explica que amor não é só de homem e mulher, etc, mas sim amor ao outro, a justiça, a humanidade.
No terceiro poema do livro
" Amor Oculto" , temos a experiência da busca por um amor que ainda não foi encontrado. Uma das principais temáticas no cotidiano adolescente, conseguimos visualizar essa busca através das palavras da autora. No site de Roseana Murray, é possível ouvir o
poema falado na voz da própria autora.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
"Fruta no Ponto" , poema que dá nome à obra, é o décimo terceiro poema do livro. A gravura que o acompanha é nítida, a mesma da capa; a fruta parece um coração. O poema traz "amadurecimento", a vontade de viver a vida de verdade, de aproveitá-la, com o mesmo gosto de que se aproveita uma fruta no ponto. Temos a impressão de que os poemas que o antecedem são um processo de amadurecimento, tanto que os poemas que o precedem trazem experiências de sofrimento, e possíveis de se viver após "certo amadurecimento", quando se vive a vida.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
O livro não traz apenas poemas sobre experiências felizes em relação ao amor, mas traz também sofrimento e a inquietude que sempre assolam o homem. "Folha Seca" é um exemplo; através de um vocabulário natural, simples, descreve toda essa inquietude e dor de um amor não correspondido.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
Ainda encontramos na obra, poemas que falam de coisas simples, naturais, e como o amor está intrínseco nelas. No poema "Verão",mesmo descrevendo as sensações do calor, de forma poética e delicada, consegue transmitir o amor presente nessa situação.
 |
imagem : Fruta no Ponto via Karla Stopa |
Enfim, esse é um pouco dessa obra de Roseana Murray. O livro possui muitos outros poemas que merecem sua leitura.Sem dúvidas essa obra é um tesouro, uma jóia. Ao lê-la jovens e adultos conseguem identificar-se com os variados poemas, seja por estarem passando por experiência parecida (no caso de adolescentes) , seja por já terem passado por algo semelhante e se recordarem (no caso de adultos). Ler esse livro é tão delicioso quanto o sabor de Fruta no Ponto!